domingo, 10 de agosto de 2014

   Música melancólica tocando, três dias de pura solidão apenas com a companhia de minha Nina (que aparenta estar com algum problema, pois está demasiado quieta), e fim das férias! Tudo muito inspirador pra um texto, ou não. Acho incrível como a melancolia é tão presente, não só na minha vida como na da maioria das pessoas que conheço. Da minha parte, acho até reconfortante. As pessoas podem pensar: "Como você se deixa chegar a esse ponto? Você gosta de ser triste? Por que se exclui tanto de tudo?" Acontece que faz parte de mim, mas não é tristeza não, sou até bastante feliz, ao meu modo (quando o desânimo não toma conta). Passei cada vez mais a evitar e recusar a presença de muitas pessoas, devido à minha falta de interesse em suas conversas fúteis e nas suas intenções que não se deixam encobertar por um "bom" papo fingido. Quando saio, gosto de observar as pessoas, participo pouco de suas conversas, fico ali como telespectadora, apenas observando os seus modos de agir, suas ideias, manias, o que as fazem rir, e tudo o mais.  Mas, tudo isso já não me satisfaz, pois as pessoas estão se tornando menos interessantes, ao meu ver. Permitem-se ficar na comodidade, riem de qualquer piada sem graça, apenas pra aperfeiçoarem seus disfarces de "pessoas sociais". Sério, cada vez faz menos sentido para mim.
    E cada vez mais me encasulo mais no conforto do meu quarto, no consolo da companhia de uma amiga que partilha de ideias compatíveis com as minhas, nos livros que me acolhem, na produção de artes que me acalmam. E isso é o que me satisfaz e me encoraja em ir adiante neste caminho que eu escolhi seguir. Nesse caminho, vou pra faculdade, volto. Vou pra casa no fim de semana, volto. Faço tudo isso por vontade própria, apesar de muitas vezes reclamar de ter que fazê-lo. Nunca pensei realmente em desistir, pois, apesar de ser difícil e estar apenas no começo, é um de meus sonhos. Os animais são um sonho, poder ajudá-los, conviver e conhece-los cada vez mais, é o quero pra minha vida. Ainda vou reclamar muito, tenho certeza, pois o caminho tende a piorar, mas vou chegar no fim, aposto comigo mesma.
   Fico satisfeita agora, pois ao chegar ao fim deste texto, consegui transformar a melancolia em determinação. Acho que o que me faltava era isso. Escrever aqui. Pois me dou conta de que havia dias que não o fazia. Sinto-me aliviada e tranquila, afinal.

{Vanessa Cristina Martins}


Nenhum comentário:

Postar um comentário