segunda-feira, 8 de julho de 2013


Certa vez, disseram uma frase “A dor é eterna". Eu tinha apenas 9 anos e não acreditei nisso. Perdi minha mãe alguns meses depois de ouvir aquela frase. Essa frase me atormenta a anos e mais anos, procuro motivos que faça a desacreditar que a dor seja eterna, como pode isso? Será mesmo que eu sempre serei esse ser depressivo? Bom, houve algumas vezes que tentei esquecer a dor e ser feliz, mas ela sempre insistiu em vir e acabar comigo. Quando eu tinha 15 anos, eu era apaixonado por uma menina na minha classe, ela era meu porto seguro, eu só me sentia bem quando estava com ela, eu adorava sua voz, seu cheiro, suas histórias, suas canções, resumindo, ela era minha vida. Eu não tinha ninguém, não tinha amigos, meu pai vivia trabalhando, eu realmente só tinha ela na minha vida. Passamos três anos juntos, terminamos o colégio e estávamos com planos de casar antes de começar a faculdade. Ela me contou que estava grávida, eu podia ver que a minha vida estava ali. Ela estava carregando dentro de si um bebê, ou melhor dizendo, ela estava carregando a minha felicidade. No dia do parto, agora minha esposa estava com a pressão muito alta, ela teria que ter nosso bebê em um parto cesariano. Fiquei muito preocupado mas não tinha outra alternativa. Teve o parto, minha esposa não conseguiu, á perdi e perdi nosso bebê. Prometi pra mim que nunca mais eu iria ter outra pessoa comigo, eu já havia perdido pessoas suficientes, eu já estava começando a achar que aquela frase estava mesmo certa. Passaram alguns anos, eu vivia uma vida monótona, meus dias eram sempre os mesmo. Eu trabalhava e trabalhava, não havia alegria, não havia luz na minha vida. Eu recebi uma oferta de trabalho fora do país, achei que isso seria perfeito pra esquecer como sou infeliz. Eu aceitei. Sofri um acidente no caminho da viagem com o avião. Fiquei paraplégico, com 30 anos eu tinha perdido a mobilidade das minhas pernas. Mesmo assim eu não desisti, eu queria provar que essa frase era um mito. Com 35 anos, eu ainda fazia tratamento para as minhas pernas voltarem ao normal, fiquei 5 anos fazendo tratamento com uma enfermeira, até o dia que ela se foi, novamente uma das únicas pessoas que eu tinha, havia morrido. Hoje, eu com 40 anos, não desisto, eu não acredito nessa frase, coisas acontecem em nossa vida, mas nós nunca devemos nos dar por vencidos. A vida pode até tentar me colocar pra baixo várias vezes, mas eu não vou desistir da felicidade, acredito que esses momentos que tive foram apenas a metade de minha vida. Quem sabe daqui mais 40 anos eu não esteja escrevendo outra carta dizendo que tudo deu certo, que eu tive momentos felizes. Eu quero dizer que “A dor não é eterna", acredite nisso, sempre. E toda vez que você se sentir triste, sozinho e deprimido, lembre-se dessa frase. Pois, podem acontecer coisas terríveis com você, mas nunca a dor será eterna.

{Emanoel, São Paulo, 1980}

Nenhum comentário:

Postar um comentário